7_conhecimentos_essenciais_-_4_ano

7.1 - Conhecimentos Essenciais para a Trajetória Formativa da Infância à Adolescência APPIA – Horizontes da Adolescência

4º ANO

OBJETOS DE CONHECIMENTO ARTE

LEGENDA: VERMELHO - NÃO ABORDAR | AZUL - ESSENCIAL ABORDAR | PRETO OPCIONAL - PODE OU NÃO ABORDAR | VERDE – PERPASSA MAIS DE UM COMPONENTE CURRICULAR

Documento base: Currículo Referência de Minas Gerais

UNIDADE TEMÁTICAOBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
MÚSICAContextos e práticas(EF15AR13MG) Apreciar diversas formas e gêneros de expressão musical, em especial, aquelas que abrangem a cultura popular local e regional.
(EF15AR13Ax) Identificar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano.
Elementos da linguagem(EF15AR14Bx) Explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical, experimentando as diversas possibilidades desses elementos.

Materialidades
(EF15AR15A) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, através de jogos musicais e cantigas de roda.
(EF15AR15MG) Incentivar a confecção de instrumentos musicais produzidos pelos estudantes, decorrentes de pesquisas e experimentações sonoras.
(EF15AR15MG) Ampliar o repertório musical dos estudantes através da apreciação de diversos estilos musicais. Essa apreciação poderá ser realizada por meio de som mecânico, exibição de vídeos e excursões a apresentações musicais.
Notação e registro musical(EF15AR16X) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), através da escuta atenta da música. O registro poderá ser realizado por meio de desenhos, elementos das artes visuais, criação de sinais gráficos etc.
Processos de criação(EF15AR17MG) Criar mostra com apresentações musicais dos estudantes a partir dos processos vivenciados em sala de aula.
TEATRO
Contextos e práticas
(EF15AR18BX) Apreciar formas distintas de manifestações teatrais presentes em diferentes contextos, através de pesquisas, mostras audiovisuais e apreciação de espetáculos das Artes Cênicas.
(EF15AR18MG) Estimular a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolizar repertórios, através de textos e vivências teatrais.
Elementos da linguagem(EF15AR19X) Identificar elementos básicos da encenação teatral (personagem, voz, corporeidade, espaço e narrativa), através da observação dos mesmos elementos na vida cotidiana.
Processos de criação(EF15AR22x) Experimentar possibilidades criativas de construção de um determinado personagem. A construção dar-se-á através de exercícios que provoquem a reflexão do corpo, da voz e da narrativa do personagem em questão.

ARTES INTEGRADAS
Processos de criação(EF15AR23B) Experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Matrizes estéticas e culturais(EF15AR24MG) Explorar materialidade reciclável, estimulando a criatividade dos indivíduos da escola para a produção de brinquedos e jogos didáticos
(EF15AR24MG) Utilizar o recurso do teatro de fantoches para representação de acontecimentos relevantes da comunidade em que a escola está inserida. A caracterização dos fantoches poderá ser realizada por toda a comunidade escolar.
Patrimônio cultural(EF15AR25B) Valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Arte e tecnologia(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES OPTATIVAS – ARTE 4º ANO

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

ARTES VISUAIS

Sistemas da linguagem
(EF15AR07MG) Assegurar o acesso aos espaços do Sistema de Artes Visuais formais, não formais e urbanos.
(EF15AR07MG) Valorizar as instituições artísticas e sistemas das Artes Visuais presentes no território educativo.

DANÇA

Sistemas da linguagem
(EF15AR07MG) Assegurar o acesso aos espaços do Sistema de Artes Visuais formais, não formais e urbanos.
(EF15AR07MG) Valorizar as instituições artísticas e sistemas das Artes Visuais presentes no território educativo.
Contextos e práticas(EF15AR08A) Experimentar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

MÚSICA
Materialidades(EF15AR15B) Reconhecer os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados, através de vivências e recursos audiovisuais.
Notação e registro musical(EF15AR16MG) Reconhecer a notação musical convencional através de pesquisas e entrevistas com músicos da comunidade escolar.

Processos de criação
(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
(EF15AR17MG) Experimentar diversas formas de improvisações musicais através de reconto de histórias dramatizadas, utilização de onomatopeia, com o objetivo de levar o estudante a identificar os sons produzidos pelos personagens das histórias.

TEATRO

Processos de criação
(EF15AR20B) - Explorar desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando- se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.

ARTES INTEGRADAS
Processos de criação(EF15AR23MG) Estimular a concepção de projetos interdisciplinares na escola, envolvendo todos os professores.
Patrimônio cultural(EF15AR25A) Conhecer o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE PERPASSAM OUTROS COMPONENTES – ARTE 4º ANO

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES
ARTES VISUAISMatrizes estéticas e culturais(EF15AR03B) Analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
DANÇAElementos da linguagem(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
ARTES INTEGRADASMatrizes estéticas e culturais(EF15AR24A) Caracterizar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR24B) Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE NÃO PRECISAM SER ABORDADAS NESSE MOMENTO - ARTE 4º ANO

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

ARTES VISUAIS
Contextos e práticas(EF15AR01X) Identificar formas distintas das artes visuais tradicionais, contemporâneas e regionais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Elementos da linguagem(EF15AR02A) Explorar elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
Matrizes estéticas e culturais(EF15AR03X) Reconhecer a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
Materialidades(EF15AR04MG) Realizar experimentações com materiais e/ou meios (tinta, argila, sucata, folhas, pedras etc.) encontrados no cotidiano.
Processos de criação(EF15AR05MG) Promover ações de intervenções artísticas e urbanas na escola e na comunidade, explorando diversos suportes e materiais.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
Sistemas da linguagem(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

DANÇA
Sistemas da linguagem(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Processos de criação
(EF15AR11MG) Incentivar a criação e a execução de coreografias, visando à concepção de espetáculos de dança para a comunidade.
(EF15AR11BX) Improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança e nas características de cada região do país.
(EF15AR12MG) Dialogar, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, acerca da diversidade.

MÚSICA
Contextos e práticas(EF15AR13Bx) Apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação presentes no cotidiano.
Elementos da linguagem(EF15AR14Ax) Perceber os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical, identificando os seus diferentes aspectos.

TEATRO
Contextos e práticas(EF15AR18AX) Reconhecer formas distintas de manifestações teatrais presentes em diferentes contextos, através de pesquisas, mostras audiovisuais e apreciação de espetáculos das Artes Cênicas.

Elementos da linguagem
(EF15AR19MG) Experimentar vivências teatrais através de jogos que estimulem a criatividade, a percepção do espaço, a rapidez de raciocínio, a concentração etc.
(EF15AR20A) - Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro.
Processos de criação(EF15AR21MG) Ressignificar vivências cotidianas dos estudantes através de encenações teatrais, o professor deverá assumir um papel provocador estimulando a análise crítica da atividade.

ARTES INTEGRADAS
Processos de criação(EF15AR23A) Reconhecer, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Matrizes estéticas e culturais(EF15AR24MG) Integrar os diversos atores da escola na caracterização de canções e histórias pertencentes ou não ao território Educativo.
Patrimônio cultural(EF15AR25MG) Valorizar de forma geral todo tipo de manifestação artística presente em cada região, em cada território e comunidade em que a escola estiver inserida.

OBJETOS DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS

LEGENDA: VERMELHO - NÃO ABORDAR | AZUL - ESSENCIAL ABORDAR | PRETO OPCIONAL - PODE OU NÃO ABORDAR | VERDE – PERPASSA MAIS DE UM COMPONENTE CURRICULAR

Documento base: Currículo Referência de Minas Gerais

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ESSENCIAIS – CIÊNCIAS 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Matéria e EnergiaMisturas(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.



Vida e Evolução

Cadeias alimentares simples e
Microrganismos
(EF04CI04BX) Analisar cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimento e compreender que a interferência humana nas cadeias alimentares pode levar ao desequilíbrio ambiental.
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
(EF04CI07X) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, bioindicadores ecológicos, entre outros.
(EF04CI08X) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários e fungos), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

Ciência e
Tecnologia
Ciência e Tecnologia na vida cotidiana(EF04CI06MG) Reconhecer como a Ciência e a Tecnologia foram produzidas ao longo da história e que o saber está sujeito a mudanças, visto que a ciências não traz verdades absolutas.
Inovações científicas e tecnológicas(EF04CI07MG) Identificar vantagens e desvantagens do conhecimento científico e tecnológico para a sociedade, analisando as circunstâncias históricas em que foram produzidos.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES OPTATIVAS – CIÊNCIAS 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Vida e EvoluçãoCadeias alimentares simples(EF04CI04A) Construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Terra e UniversoAstronomia: instrumentos astronômicos (uso e informações coletadas por eles)(EF04CI08MG) Relacionar principais instrumentos de observação astronômica (telescópios, lunetas, satélites, sondas) aos tipos de informação ou dados coletados com seus usos.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE PERPASSAM OUTROS COMPONENTES CIÊNCIAS 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Terra e
Universo

Pontos cardeais Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
(EF04CI11X) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas, analisando a melhor época para o cultivo agrícola.
Ciência e TecnologiaSaber científico e saber popular(EF04CI09MG) Identificar conhecimentos populares e sua relação com as pesquisas científicas, discutindo a cultura local e sua influência na sociedade.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE NÃO PRECISAM SER ABORDADAS NESSE MOMENTO – CIÊNCIAS 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Matéria e
Energia

Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI02A) Testar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
(EF04CI02B) Relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
(EF04CI03)Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Vida e EvoluçãoCadeias alimentares simples(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Terra e
Universo
Pontos cardeais Calendários, fenômenos cíclicos e cultura(EF04CI09X) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon), utilizando o próprio corpo para demonstrar a posição da sombra em horários variado.

Observação: Os itens marcados de vermelho podem ser trabalhados em outros anos do Ensino Fundamental.

OBJETOS DE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA

LEGENDA: VERMELHO - NÃO ABORDAR | AZUL - ESSENCIAL ABORDAR | PRETO OPCIONAL - PODE OU NÃO ABORDAR | VERDE – PERPASSA MAIS DE UM COMPONENTE CURRICULAR

Documento base: Currículo Referência de Minas Gerais

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ESSENCIAIS – EDUCAÇÃO FÍSICA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

BRINCADEIRAS E JOGOS

1. Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana
(EF35EF03P3) Registrar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), os elementos constituintes das brincadeiras e dos jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os afro-brasileiros e os de matriz indígena e africana, valorizando a vivência, a experimentação e a fruição como formas legítimas de produção e reprodução de saberes sociais e culturais.
(EF35EF04P3) Experimentar com autonomia e em diversos tempos e espaços, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os afro-brasileiros e aqueles de matriz indígena e africana, reconhecendo limites e possibilidades dos materiais e espaços disponíveis.

DANÇAS

2. Danças de matriz indígena e africana
(EF35EF11P3) Experimentar diversas estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, incluindo as afro-brasileiras e as de matriz indígena e africana.
(EF35EF12P3) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças, buscando superá-las, por meio de estratégias solidárias, inclusivas e norteadas pelo respeito e pela empatia, nas práticas escolares e sociais.

ESPORTES
3. Esportes de campo e taco (tais como tacobol, beisebol, críquete e golfe)

4. Esportes de rede/parede (tais como voleibol, tênis, badminton, peteca e squash)

5. Esportes de invasão (tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático)

(EF35EF06P3) Reconhecer os conceitos de jogo e esporte identificando as formas de construção e aplicação de combinados e regras em cada uma destas práticas corporais.

GINÁSTICAS
6. Ginástica geral(EF35EF08P3) Vivenciar estratégias e resolver desafios na execução de elementos básicos da ginástica geral para composição de apresentações coletivas, reconhecendo suas potencialidades e de seus colegas e buscando superar os limites individuais e coletivos com estratégias solidárias e inclusivas.

LUTAS
7. Lutas do contexto comunitário e regional

8. Lutas de matriz indígena e africana

(EF35EF15P3) Identificar as características e os elementos constitutivos (história, movimentos, regras, equipamentos de proteção etc.) das lutas de matriz indígena, reconhecendo os princípios de respeito e honra presentes nestas práticas corporais, repudiando situações de injustiça e violência.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE PERPASSAM OUTROS COMPONENTES – EDUCAÇÃO FÍSICA 4ºANO

UNIDADES TEMÁTICASOBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES

DANÇAS
Danças do Brasil e do mundo

Danças de matriz indígena e africana
(EF35EF09P3) Experimentar e fruir danças populares do Brasil e do mundo, incluindo as afro-brasileiras e as de matriz indígena e africana, identificando os elementos que as constituem.
(EF35EF10P3) Identificar os elementos constitutivos (história, ritmo, espaço, gestos, trajes típicos etc.) das danças populares do Brasil e do mundo, incluindo as afro-brasileiras e as de matriz indígena e africana.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE NÃO PRECISAM SER ABORDADAS NESSE MOMENTO – EDUCAÇÃO FÍSICA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

BRINCADEIRAS E JOGOS
Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo(EF35EF01P3) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os afro-brasileiros e os de matriz indígena e africana.
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana(EF35EF02P3) Experimentar estratégias para possibilitar a participação de todos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo os afro-brasileiros e os de matriz indígena e africana, mobilizando vivências e conhecimentos em prol da constituição de atividades lúdicas e solidárias.

ESPORTES
Esportes de campo e taco (tais como tacobol, beisebol, críquete e golfe)
Esportes de rede/parede (tais como voleibol, tênis, badminton, peteca e squash)
Esportes de invasão (tais como basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático)

(EF35EF05P3) Experimentar e fruir os elementos básicos constituintes dos diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, prezando pela inclusão, cooperação e solidariedade.
GINÁSTICASGinástica geral(EF35EF07P3) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações e acrobacias, com e sem material).

LUTAS
Lutas do contexto comunitário e regional

Lutas de matriz indígena e africana
(EF35EF13P3) Experimentar e fruir os elementos constitutivos das diferentes lutas de matriz indígena.
(EF35EF14P3) Vivenciar de maneira lúdica as estratégias básicas das diferentes lutas de matriz indígena.

OBJETOS DE CONHECIMENTO GEOGRAFIA

LEGENDA: VERMELHO - NÃO ABORDAR | AZUL - ESSENCIAL ABORDAR | PRETO OPCIONAL - PODE OU NÃO ABORDAR | VERDE – PERPASSA MAIS DE UM COMPONENTE CURRICULAR

Documento base: Currículo Referência de Minas Gerais

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ESSENCIAIS – GEOGRAFIA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

Conexões e Escalas
Relação campo e cidade(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Unidades político- administrativas do Brasil(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Diversidade cultural mineira(EF45GE01MG) Compreender e relacionar as diversidades regionais existentes no Estado de Minas Gerais com a diversidade sociocultural brasileira.

Mundo do trabalho
Trabalho no campo e na cidade(EF04GE07X) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade, percebendo as evidências de exploração e desrespeito a leis trabalhistas.
Produção, circulação e consumo(EF04GE08X) Identificar, descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, provenientes das atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços) em Minas Gerais e no Brasil.

Formas de representação e pensamento espacial
Sistema de orientação(EF04GE09X) Reconhecer e utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas, em Minas Gerais e no Brasil.
Elementos constitutivos dos mapas(EF04GE10X) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças, permitindo o desenvolvimento do raciocínio espacial.
Representações cartográficas(EF45GE02MG) Representar o espaço geográfico de Minas Gerais, por meio de desenhos, mapas mentais, maquetes, entre outros.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES OPTATIVAS – GEOGRAFIA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES
O sujeito e seu lugar no mundoProcessos migratórios no Brasil(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, enfatizando a sociedade mineira.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE NÃO PRECISAM SER ABORDADAS NESSE MOMENTO - GEOGRAFIA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

O sujeito e seu lugar no mundo
Território e diversidade cultural(EF04GE01X) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, quilombolas, afro- brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
Instâncias do poder público e canais de participação social(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e os Conselhos Municipais.
Conexões e EscalasTerritórios étnico- culturais(EF04GE06X) Identificar e descrever territórios étnico- culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios, com destaque para a realidade mineira.
Natureza, ambientes e qualidade de vidaConservação e degradação da natureza(EF04GE11X) Identificar as características das paisagens naturais (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) e antrópicas no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO HISTÓRIA

LEGENDA: VERMELHO - NÃO ABORDAR | AZUL - ESSENCIAL ABORDAR | PRETO OPCIONAL - PODE OU NÃO ABORDAR | VERDE – PERPASSA MAIS DE UM COMPONENTE CURRICULAR

Documento base: Currículo Referência de Minas Gerais

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ESSENCIAIS – HISTÓRIA 4º ANO

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI02X) Identificar e comparar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
As questões históricas relativas às migraçõesO surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo(EF04HI09X) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino, compreendendo as transformações desses espaços em decorrência do fluxo migratório.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES OPTATIVAS – HISTÓRIA 4º ANO

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO FINAL HABILIDADES FINAL
Circulação de pessoas, produtos e culturasAs rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial, analisando o panorama histórico das vias de acesso da cidade no passado, no presente e seu impacto para o meio natural e as cidades.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE PERPASSAM OUTROS COMPONENTES – HISTÓRIA 4º ANO

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas, relacionando esses fenômenos às necessidades de sobrevivência dos grupos humanos e sua interferência na natureza.
(EF04HI05X) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções, discutindo a história local, regional e o uso do espaço pelo homem e seus impactos.
A invenção do comércio e a circulação de produtos(EF04HI06X) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização, valorizando a produção local e regional.
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais(EF04HI08) Identificar e analisar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

As questões históricas relativas às migrações
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
(EF04HI10X) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, regional e local.
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que se vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional), descrevendo a importância desses processos para a formação da cidade e do Estado de Minas Gerais.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE NÃO PRECISAM SER ABORDADAS NESSE MOMENTO – HISTÓRIA 4º ANO

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES
Circulação de pessoas, produtos e culturasO passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais(EF04HI03X) Identificar e conhecer as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

OBJETOS DE CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA

LEGENDA: VERMELHO - NÃO ABORDAR | AZUL - ESSENCIAL ABORDAR | PRETO OPCIONAL - PODE OU NÃO ABORDAR | VERDE – PERPASSA MAIS DE UM COMPONENTE CURRICULAR

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ESSENCIAIS - LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES




LEITURA/ESCUTA
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Estratégia de leitura
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Leitura colaborativa e autônoma(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
Decodificação/Fluência de leitura(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
Formação do leitor literário(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Compreensão em leitura
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador) e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Compreensão em leitura
(EF04LP09) Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
Compreensão(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Estratégia de leitura
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA)

Planejamento de texto
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Revisão de textos(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos, segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Escrita colaborativa(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Produção de textos(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Escrita autônoma
(EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF04LP25) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA

(ORTOGRAFIZAÇÃO)
Construção do sistema alfabético e da ortografia(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema- grafema.
(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
Morfologia(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
Construção do sistema alfabético e da ortografia(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema- grafema regulares diretas e contextuais.
(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
Pontuação(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

Morfologia
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/- isar (regulares morfológicas).
Morfossintaxe(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).



ORALIDADE
Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Escuta atenta(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Características da conversação espontânea(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
Relato oral/Registro formal e informal(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
Contagem de histórias(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Escuta de textos orais(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Compreensão de textos orais(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
Planejamento de texto oral
Exposição oral
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
Declamação(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES OPTATIVAS - LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

LEITURA / ESCUTA
Estratégia de leitura(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Leitura de imagens em narrativas visuais(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Apreciação estética/Estilo(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
Apreciação estética/Estilo(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Textos dramáticos(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

Compreensão em leitura
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
Imagens analíticas em textos(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.

PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA)
Escrita autônoma e compartilhada(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Escrita colaborativa(EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA

(ORTOGRAFIZAÇÃO)
Forma de composição dos textos(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
Formas de composição de narrativas(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Discurso direto e indireto(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
Forma de composição de textos poéticos(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.
Forma de composição do texto(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).
Forma de composição dos textos / Coesão e articuladores(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Forma de composição dos textos / Adequação do texto às normas de escrita(EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.
Forma de composição de textos poéticos visuais(EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.
Forma de composição de textos dramáticos(EF04LP27) Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE PERPASSAM OUTROS COMPONENTES – LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

LEITURA / ESCUTA
Formação de leitor(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
Pesquisa(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA)Escrita colaborativa(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

QUADRO VERMELHO

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE NÃO PRECISAM SER ABORDADAS NESSE MOMENTO – LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES
LEITURA/ESCUTAFormação do leitor literário(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

PRODUÇÃO DE TEXTOS (ESCRITA COMPARTILHADA E AUTÔNOMA)
Edição de textos(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
Utilização de tecnologia digital(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA
(ORTOGRAFIZAÇAO
Forma de composição dos textos(EF04LP18) Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores / entrevistados.

ORALIDADE
Produção de texto oral(EF04LP12) Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo.
Planejamento e produção de texto(EF04LP17) Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
Forma de composição de gêneros orais(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico- expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
Variação linguística(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

OBJETOS DE CONHECIMENTO MATEMÁTICA

LEGENDA: VERMELHO - NÃO ABORDAR | AZUL - ESSENCIAL ABORDAR | PRETO OPCIONAL - PODE OU NÃO ABORDAR | VERDE – PERPASSA MAIS DE UM COMPONENTE CURRICULAR

Documento base: Currículo Referência de Minas Gerais

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ESSENCIAIS – MATEMÁTICA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

NÚMEROS
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens(EF04MA01X) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de centena de milhar.

Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais
(EF04MA03A) Analisar, interpretar e resolver situações problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA3B) Formular e resolver situações problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA30MG) Operar com os números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão (com e sem agrupamento e desagrupamento).
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida
(EF04MA06X) A Interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA06X) B Elaborar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA07A) Resolver problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA07B) Elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100)(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

GEOMETRIA

Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido Paralelismo e perpendicularismo
(EF04MA31MG) Identificar retas paralelas, retas concorrentes e retas perpendiculares, utilizando construções com palitos, mapas, figuras planas etc.
(EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.

Ângulos retos e não retos: uso de dobraduras, esquadros e softwares
(EF04MA32MG) Reconhecer ângulos nos objetos e nas figuras geométricas planas.
(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais, com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

GRANDEZAS E MEDIDAS

Perímetros e áreas de figuras construídas em malhas quadriculadas
(EF04MA33MG) Calcular perímetro de figuras desenhada sem malhas quadriculadas e comparar perímetros de duas figuras sem uso de fórmulas.
(EF04MA34MG) Construir a ideia de área a partir de recobrimento de superfícies (ladrilhagem) com figuras planas.
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICALeitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES OPTATIVAS – MATEMÁTICA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

NÚMEROS
Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro
(EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional.
(EF04MA10B) Relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

ÁLGEBRA
Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução deproblemas.

Propriedades da igualdade
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
GEOMETRIAFiguras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.

GRANDEZAS
MEDIDAS
Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais em um dado dia ou em uma semana(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro
(EF04MA25A) Resolver problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável, utilizando o sistema monetário brasileiro.
(EF04MA25B) Elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável, utilizando o sistema monetário brasileiro.

OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE NÃO PRECISAM SER ABORDADAS NESSE MOMENTO - MATEMÁTICA 4º ANO

UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES

NÚMEROS
Sistema de numeração romano(EF04MA29MG) Ler e escrever números romanos até mil (M).
Problemas de contagem(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

ÁLGEBRA
Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural(EF04MA11) Identificar e descrever regularidade sem sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
Sequência numérica recursiva formada por números que deixam o mesmo resto ao ser divididos por um mesmo número natural diferente de zero(EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.
GEOMETRIASimetria de reflexão(EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria.

GRANDEZAS E MEDIDAS
Medidas de temperatura em grau Celsius: construção de gráficos para indicar a variação da temperatura (mínima e máxima) medida em um dado dia ou em uma semana(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
Medidas de temperatura em grau Celsius: construção de gráficos para indicar a variação da temperatura (mínima e máxima) medida(EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Análise de chances de eventos aleatórios(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
Diferenciação entre variáveis categóricas e variáveis numéricas Coleta, classificação e representação de dados de pesquisa realizada(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Esse website utiliza cookies. Ao utilizar o site, você concorda em armazenar cookies no seu computador. Além disso, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Privacidade. Se você não concorda, saia do site.Mais informações sobre cookies
  • 7_conhecimentos_essenciais_-_4_ano.txt
  • Última modificação: 11/06/2021 09:55
  • por bruno