5_acoes_mediacoes_e_estimulacoes_para_o_desenvolvimento_e_a_aquisicao_de_aprendizagens_das_criancas_de_0_a_3_anos

5 - Ações, Mediações e Estimulações para o Desenvolvimento e a Aquisição de Aprendizagens das Crianças de 0 a 3 Anos

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é um direito social da criança e deve assegurar o seu desenvolvimento integral nos aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. As interações e a brincadeira constituem seus eixos estruturadores que conduzem todo o processo e, como ações indissociáveis, o cuidar e o educar.

Nessa etapa educativa, uma das premissas é auxiliar as crianças a conhecerem e a compreenderem a si e as outras pessoas, bem como os demais componentes do mundo, e a se relacionarem com eles. Nessa perspectiva, afeto e conhecimento se entrecruzam e determinam a qualidade das interações das crianças entre si, delas com os adultos e com o ambiente. A formação de identidades pessoal e social se dá e se modifica por meio dessas interações vividas ao longo da sua vida e elas se configuram como o meio pelo qual os seres humanos concebem o mundo à sua volta.

Visando a favorecer o desenvolvimento integral, contínuo e progressivo das crianças, as ações realizadas nas instituições de Educação Infantil são, intencionalmente, planejadas e simuladas pelas(os) professoras(es) de forma a criar contextos de aprendizagem e ampliar repertórios culturais e vivenciais, considerando a gestão de tempos e espaços.

Com a interrupção das atividades presenciais, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19, estas possibilidades educacionais ganham nova dimensão ao se circunscreverem no espaço do lar das crianças. Agora, em contextos reais, essas ações fazem parte da rotina por elas vivenciada. Os cuidados com a higiene pessoal, a alimentação, o desenvolvimento motor e oral, a observação do ambiente e das relações pessoais, a organização e a limpeza da casa, os cuidados com a preservação da saúde, as receitas culinárias, as listas de compras, os valores dos produtos, a proporção dos alimentos a ser consumida, seu peso, sua embalagem, sua temperatura, dentre outras atividades diárias e cotidianas fazem parte da realidade da maioria das famílias da nossa cidade.

As experiências são vivenciadas pela criança quando da sua interação e observação com o meio e as pessoas. Dessa forma, elas acontecem também em ambientes não escolarizados, na família, na comunidade, ininterruptamente, com ou sem a intervenção dos adultos. Nesse processo, ela desenvolve várias habilidades, capacidades que progridem de simples para altamente organizadas e complexas, estabelecendo o continuum na construção de conhecimentos que, na primeira infância, ocorrem em uma velocidade surpreendente.

Nesse momento de distanciamento social gerado pela pandemia, as crianças encontram no ambiente familiar, experiências, saberes e vivências que trazem outros importantes elementos de aprendizagem e interação. As diversas organizações familiares, seus costumes, valores, modos de ser e de agir devem ser reconhecidos e acolhidos ao planejar-se as ações educativas. O autocuidado e o cuidado com as outras pessoas, animais ou objetos são aprendidos na convivência dentro do lar e constituem-se como elementos centrais para a inserção das crianças no mundo. Por extensão, o cuidado com o ambiente, seja ele a escola, a casa, a rua, o bairro e a cidade, é vivenciado e aprendido no exercício cotidiano dessa ação. Espera-se que, sendo cuidadas, as crianças aprendam a cuidar; sendo ouvidas, elas aprendam a ouvir, a dialogar, a acolher; sendo respeitadas, elas respeitem os outros e a si mesmas.

É preciso refletir sobre como as crianças se apropriam da cultura no mundo contemporâneo atribuem-lhe significados e constroem uma cultura local e específica ao seu contexto de vida. Trazer a literatura para o cotidiano enriquece a vida da criança. Não somente pelo fato de possibilitar-lhe brincadeiras linguísticas, ampliação de vocabulário e uso da leitura e da escrita em situações reais e significativas, mas, principalmente, por propiciar-lhe a experiência estética com as palavras e com seus múltiplos significados. Ela abre possibilidades para o sujeito se compreender, vivenciar sentimentos, desejos e sonhos por meio da linguagem verbal e icônica. Nessa dimensão, a literatura tem um papel essencial na infância, porque humaniza os sujeitos. Na infância a literatura promove a ampliação do mundo imaginário e as situações que as crianças vivem no cotidiano, em relação à compreensão da realidade, estimulando a criatividade; o que fortalece o elo da criança com seus pais ou responsáveis, tornando-o, no futuro, um adulto mais seguro.

Na faixa etária de 0 a 3 anos, a criança gosta e precisa de ser estimulada a brincar e a explorar o ambiente em vários momentos do seu dia a dia. É fundamental que ela seja questionada e que lhe seja dada a oportunidade de repetir atividades e situações. Garantir a vivência e experimentação de texturas, temperaturas, sabores, odores, sons, realizando movimentos livres e amplos, com liberdade e segurança, brincando com seu corpo e com diversificados elementos sociais como objetos da casa, utensílios de cozinha dentre outros, e também da natureza - como água, pedra, terra, gravetos e tantos outros objetos do mundo que a cercam. É necessário também dar a ela a chance de se manifestar de diferentes maneiras na produção de marcas pessoais por meio da fala, das expressões faciais, dos gestos, dos desenhos, dos rabiscos, das construções com materiais e brinquedos não estruturados.

A proposta pedagógica para as crianças de 0 a 3 anos necessita partir uma perspectiva ampla, que leve em consideração ações que fazem parte do cotidiano delas e contextualizá-las, por meio de experiências significativas, para que as linguagens - sistemas simbólicos construídos pelos seres humanos para se comunicar e se expressar (SALES e FARIA, 2012: 59) -, ganhem sentido e as crianças percebam, desde muito pequenas, seus usos e funções na sociedade em que vivem.

Acreditar na competência das crianças pressupõe entender que, dentro das especificidades e características da primeira infância, elas realizam grandes e significativos avanços por meio de sua interação no e com o mundo. Pressupõe, também, compreender que o conhecimento é construído por elas em processos sucessivamente mais amplos e complexos, a partir de esquemas elaborados nas experiências vivenciadas. O conhecimento não é algo que vem de fora, que se constitui mecanicamente, quando o adulto fala e a criança ouve, mas se realiza a partir da estruturação interna pela criança, de suas generalizações e conclusões – mesmo que provisórias.

O mapeamento socioeducacional configura-se como instrumento indispensável à professora e ao professor, pois permite conhecer a realidade de cada estudante e a partir dela planejar ações que atendam, com equidade, às necessidades individuais de desenvolvimento e aprendizagem. Esse mapeamento, juntamente com as concepções e intencionalidades educativas do professor, determinará as escolhas e os caminhos para uma proposta de trabalho que proporcione o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para essa faixa etária. Estabelecer essa interlocução é um aspecto importante no sentido da compreensão de que não se trata de transpor a escola para dentro da residência da criança, mas de transformar cada momento vivenciado em possibilidade de desenvolvimento e de experimentação.

Assim, os procedimentos de observação e registro a respeito de cada uma das crianças são imprescindíveis: as reflexões, as curiosidades e os interesses, as habilidades que têm desenvolvido, os conhecimentos que têm construído. A partir dessas informações, pode-se organizar o trabalho pedagógico, realizando escolhas didáticas mais eficazes, objetivando auxiliar cada criança a questionar e a ampliar seus esquemas conceituais.

O constante diálogo com as famílias nos permitirá compreender como essas interações e experiências estão acontecendo e qual a influência desse contexto no desenvolvimento corporal, intelectual, afetivo e social das crianças.

Nesse sentido, é necessário compreender o currículo como uma construção compartilhada pelos sujeitos envolvidos nos processos educacionais de cada instituição: estudante, família e comunidade. Desse modo, ele não está pronto a priori, nem definido numa lista, num texto oficial, tampouco em algum material didático.

Dessa forma, alguns indícios dos desenvolvimentos das crianças, evidenciados em possíveis manifestações, merecem, tanto das famílias quanto da escola, um olhar cuidadoso. São habilidades que as crianças desenvolvem e que precisam e podem ser potencializadas pelos adultos, a partir de estimulações e interações cotidianas.

As tabelas, que aparecem na sequência, apresentam um compilado de possíveis manifestações das crianças e sugestões de ações, mediações e estimulações para a faixa etária de 0 a 3 anos. Elas encontram-se estruturadas nos Direitos e Objetivos de Aprendizagem da BNCC, de acordo com os Campos de Experiências e em consonância com as intenções educativas explicitadas nas Proposições Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Cada tabela aborda um dos cinco Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. São apresentados os códigos dos objetivos de aprendizagem; as habilidades a serem desenvolvidas; possíveis manifestações das crianças e, por fim, ações, mediações e estimulações sugeridas para serem realizadas pelos adultos. Por se tratar de um documento que abrange duas faixas etárias apresentadas na BNCC, 0 a 1 ano e seis meses e 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses, pode aparecer mais de um código para cada habilidade a ser desenvolvida.

A intenção é sugerir as ações, mediações e estimulações a serem realizadas pelos adultos de acordo com o ambiente: escolar e/ou familiar. Para tanto, as células estão preenchidas em duas tonalidades de laranja. O tom mais escuro apresenta as ações, mediações e estimulações que não requerem intencionalidade pedagógica direta e podem ser realizadas pelas famílias e pelas(os) professoras(es). O tom mais claro apresenta as ações, mediações e estimulações que requerem intencionalidade pedagógica direta, sendo, portanto, a realização indicada para o ambiente escolar.

Importante explicar que os objetivos de aprendizagem apontados pela BNCC são expressos em um código alfanumérico, composto por pares de letras e números, conforme exemplo que se segue:

Exemplo: EI02TS01.

Assim, temos a seguinte representação:

- o primeiro par de letras - EI - indica a etapa: Educação Infantil;

- o primeiro par de números indica o grupo por faixa etária: 01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses); 02 = Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses); e 03 = Crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses);

- o segundo par de letras indica o campo de experiências: EO = O eu, o outro e o nós; CG = Corpo, gestos e movimentos; TS = Traços, sons, cores e formas; EF = Escuta, fala, pensamento e imaginação; e ET = Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; e

- o último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo/faixa etária.

Desse modo, o código do exemplo EI02TS01 refere-se ao objetivo de aprendizagem da Educação Infantil, faixa etária 02 - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), relativo ao Campo de Experiência Traços, sons, cores e formas, sendo o primeiro da sequência de objetivos.

Sendo as interações e o brincar os eixos estruturadores do trabalho pedagógico na Educação Infantil e, entendendo que o desenvolvimento das crianças acontece, plenamente, a partir desses eixos, é imprescindível que se respeitem, neste momento de pandemia, as orientações da saúde e seus protocolos sanitários. Assim, as ações, mediações e estimulações sugeridas devem ser adaptadas e planejadas pelo grupo de profissionais, de acordo com cada cenário escolar, visando ao melhor e mais seguro atendimento diante desse atual contexto.

Passemos, pois, às tabelas.


Campo de experiência - O EU, O OUTRO E NÓS

Objetivo de Aprendizagem BNCC/ Habilidade Proposição Curricular da EI

Possíveis Manifestações

Ações/Mediações/Estimulações sugeridas

(EI01EO01)

(EI01EO06)

(EI02EO01)

(EI02EO03)

(EI02EO04)

(EI02EO06)

RELACIONAR-SE EM GRUPO, DE MANEIRA ÉTICA E RESPEITOSA.

- Demonstrar satisfação na convivência com crianças e adultos;

- estabelecer vínculos afetivos com adultos e crianças;

- perceber as necessidades das outras crianças;

- identificar expressões emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva etc.;

- participar de atividades em grupo;

- compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;

- respeitar os limites na convivência com o outro;

- aceitar dividir a atenção dos adultos;

-respeitar as preferências dos outros;

- analisar e formular regras de convívio em grupo;

- respeitar e cumprir regras do convívio social;

- compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;

- reconhecer-se como integrante de um grupo;

- ouvir os adultos e colegas com atenção.

- Estimular os bebês e as crianças mais novas a interagirem com os diversos funcionários da instituição/com os adultos do grupo familiar.

- Organizar situações em que as crianças compartilhem materiais, como: brincadeiras em grupo ou produções coletivas são ótimas oportunidades para o exercício da cooperação.

- Conversar, em roda ou individualmente, auxiliando as crianças a expressarem seus pontos de vista, sentimentos, desejos, compartilhando-os com os colegas, por meio de variadas manifestações.

- Oportunizar brincadeiras de “faz de conta”, rodas de conversa e outras ações, possibilitando a escuta ativa sobre as crianças.

- Estruturar o ambiente de modo a possibilitar as trocas entre as crianças.

- Participar, ativamente, dos momentos de brincadeiras e explorações de materiais e objetos, nomeando-os e estimulando as crianças a compartilhá-los umas com as outras.

- Acolher os sentimentos das crianças, auxiliando-as a se sentirem compreendidas e respeitadas.

- Desenvolver com todo o grupo de crianças brincadeiras cantadas, identificando e nomeando cada uma individualmente.

- Realizar brincadeiras de “faz de conta”, de esconder, de fuga e perseguição, sempre em grupo.

- Estimular as crianças a compartilharem materiais nas brincadeiras de “faz de conta”, produção de registros coletivos gráficos ou plásticos, manuseio de livros em pares ou outras atividades.

- Mediar a construção coletiva das regras de convivência pelo grupo de crianças.

- Retomar as regras de convivência sempre que houver dúvidas ou dificuldades para seu cumprimento.

- Organizar, sistematicamente, rodas para leitura de histórias, conversas e pequenos relatos pelas crianças.

(EI01EO01)

(EI02EO01)

AGIR COM EMPATIA

- perceber a necessidade ou o choro de um colega;

- fazer carinhos nas outras crianças ou adultos;

-prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente;

- identificar e respeitar as preferências dos outros.

- Promover brincadeiras de “faz de conta” com bonecas ou bichinhos de pano, incentivando as crianças a cuidarem dos brinquedos.

- Realizar ações de vida diária, envolvendo as crianças no auxílio aos familiares/colegas e no autocuidado.

- Propor brincadeiras em pares, de modo que uma criança se responsabilize pela outra.

(EI01EO02)

(EI01EO04)

(EI01EO05)

AGIR COM PROGRESSIVA AUTONOMIA FÍSICA

- expressar desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas;

- reconhecer o próprio corpo e seus ritmos;

- identificar situações de risco no ambiente mais próximo;

- deslocar-se no ambiente sem ajuda;

- identificar e nomear partes do corpo.

- Estimular as crianças a identificarem suas sensações corporais, como fome, sono, cansaço, dor, calor, frio etc., além de suas emoções como alegria, prazer, desagrado etc., nomeando-as para elas.

- Orientar as crianças a se deslocarem autonomamente pelos diversos espaços do local.

- Verbalizar para as crianças as ações que elas já conseguem realizar com independência e aquelas nas quais ainda demandam apoio do adulto, ajudando-as a terem consciência das habilidades já desenvolvidas.

- Conversar com as crianças sempre que elas manifestarem algum incômodo por meio do choro, nomeando as possíveis sensações que elas estejam sentindo, auxiliando-as a perceberem seu corpo e a entenderem que suas manifestações orientam a ação do adulto.

- Estimular as crianças a realizarem ações que ainda não dominam, tais como: subir e descer escadas, entrar e sair dos brinquedos do parquinho etc..

(EI02EO04)

PENSAR POR SI MESMO

- expor pontos de vista argumentando-os;

- ouvir opiniões com atenção;

- contribuir com ideias para a solução de problemas.

- Promover atividades coletivas entre turmas diferentes em que as crianças se expressam autonomamente.

(EI02EO04)

DESCENTRAR O PENSAMENTO

- analisar diferentes perspectivas de um mesmo fato.

- Ajudar as crianças a construírem diferentes desfechos para uma mesma história e/ou conflito do cotidiano.

(EI02EO05)

IDENTIFICAR E VALORIZAR A DIVERSIDADE

- identificar características físicas de si mesmo e das outras pessoas, respeitando as diferenças étnico-raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas.

- Estimular as crianças a brincarem e apreciarem-se diante do espelho.

- Auxiliar as crianças a representar, por meio de diferentes linguagens, seu corpo e suas características físicas.

- Incluir, na organização da sala/casa, objetos, brinquedos, livros literários e outros materiais que remetam a diferentes culturas e etnias.

- Ensinar e vivenciar brincadeiras e jogos de diferentes épocas e culturas.

- Ensinar hábitos alimentares e receitas culinárias de diferentes povos e culturas.

- Propor projetos de investigação sobre a diversidade presente na sociedade para que as crianças conheçam, valorizem e respeitem as diferenças.

(EI02EO06)

(EI02EO07)

DESENVOLVER A RESILIÊNCIA E LIDAR COM SITUAÇÕES DE CONFLITOS

- reagir positivamente à frustração;

- aceitar mudar de atividade;

- recorrer a colegas.

- Mediar negociações entre as crianças, colocando-se como modelo de discussão e argumentação

Campo de experiência - CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Objetivo de Aprendizagem BNCC/ Habilidade Proposição Curricular da EI

Possíveis Manifestações

Ações/Mediações/Estimulações sugeridas

(EI01CG01)

(EI02CG01)

EXPRESSAR-SE POR MEIO DO CORPO.

- Demonstrar incômodo ou desagrado por meio do choro, expressões corporais e/ou faciais, balbucios;

- fazer ruídos ou balbucios para atrair a atenção do adulto;

- apontar ou inclinar o corpo na direção de um objeto desejado;

- estender os braços para ser segurado no colo;

- deslocar-se na direção de um objeto ou pessoa desejado(a);

- expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e palavras;

- expressar desejos, desagrados, necessidades, sentimentos, emoções, preferências e vontades.

- Garantir atenção às diversas manifestações dos bebês, de modo que eles compreendam o poder comunicativo de suas ações.

- Estruturar o ambiente da casa/sala de atividades e outros, de modo que as crianças possam locomover-se autonomamente, seja engatinhando seja andando.

- Organizar condições para que as crianças brinquem de “faz de conta”.

- Organizar condições para que as crianças brinquem de imitar animais, profissões, sensações etc..

(EI01CG02)

(EI01CG04)

(EI01CG05)

(EI02CG04)

(EI02CG05)

AGIR COM PROGRESSIVA AUTONOMIA FÍSICA.

- Explorar sensações por meio do tato, do paladar e do olfato;

- fazer barulhos e brincadeiras com a boca, imitando um adulto ou outra criança;

- deslocar-se pelo ambiente da sua sala de atividades;

- engatinhar/andar através de túneis de tecido, caixas de papelão, cabanas de tecido, percursos motores e outros;

- brincar de esconder com tecidos;

- demonstrar progressivo equilíbrio corporal ao ficar de pé, andar, correr, saltar, subir e descer escadas etc.;

- usar a colher sozinha ou com a ajuda do adulto para alimentar-se;

- deslocar-se autonomamente para o fraldário, no momento do banho ou da troca de fraldas;

- segurar a mamadeira e o caneco para se alimentar;

- participar de atividades de empilhar ou encaixar objetos;

- organizar objetos, brinquedos e pertences, com ou sem ajuda de um adulto;

- pegar e jogar bolas com as mãos; chutar;

- pegar um objeto enquanto engatinha ou anda;

- realizar pequenas ações cotidianas ao seu alcance para adquirir independência (deslocar-se, beber água, pegar e guardar objetos etc.);

- manusear livros e revistas autonomamente;

- vestir-se e despir-se com ou sem ajuda do adulto;

- identificar todos os objetos utilizados em higiene, alimentação e repouso;

- utilizar o vaso sanitário com ou sem ajuda do adulto;

- alimentar-se sem ajuda;

- identificar e nomear partes de seu próprio corpo.

- Proporcionar experiências corporais com diversificados materiais.

- Cantar músicas que tenham sons de animais, imitam objetos, como buzinas, ruídos diversos, onomatopeias.

- Estimular as crianças a subirem e descerem degraus, andarem sem apoio, saltarem com ajuda do adulto etc..

- Organizar percursos motores para as crianças.

- Elogiar cada criança, salientando suas características físicas, intelectuais e sociais e auxiliando-as a se conhecerem e valorizarem-se.

- Estimular as crianças a participarem de todas as atividades de vida diária, desenvolvendo o autocuidado e o progressivo domínio corporal.

- Mediar as ações de autocuidado das crianças, orientando-as, nomeando as ações, identificando as partes do corpo e fornecendo outras informações importantes para elas.

- Orientar as crianças sobre o lugar de cada material dentro da sala de atividades, auxiliando-as a se organizarem e localizarem-se no ambiente.

- Dispor os objetos de uso pessoal das crianças ao alcance delas, organizando formas de identificação.

- Organizar e disponibilizar, sistematicamente, materiais não estruturados para as experiências das crianças: caixas de papelão, tecidos diversos, cones de papelão, retalhos de madeira, latas vazias de diversos tamanhos etc..

- Utilizar, no cotidiano educacional, as oportunidades para desenvolvimento da autonomia física das crianças, como: brincadeiras no parquinho, deslocamentos dentro da instituição, atividades em espaços abertos etc..

- Auxiliar as crianças a perceberem suas necessidades individuais e os ritmos de seu corpo.

- Verbalizar para as crianças as possíveis sensações corporais que elas expressam, auxiliando-as a compreenderem que cada sensação tem um nome e pode ser explicada por palavras.

(EI01CG02)

(EI01CG03)

(EI01CG04)

DESENVOLVER AUTOESTIMA POSITIVA.

- Reconhecer sua imagem no espelho e em fotos;

- aceitar receber afeto;

- aceitar ser o centro das atenções;

- aceitar vivenciar experiências novas;

- reconhecer e valorizar suas características pessoais;

- demonstrar autoimagem positiva;

- demonstrar cuidado com o próprio corpo;

- imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

- Verbalizar para cada criança suas conquistas e seus avanços, auxiliando-a a tomar consciência sobre seu desenvolvimento.

- Promover interações respeitosas e cuidadosas com todas as crianças, verbalizando para elas a proposta de atividade ou a ação que será feita. Exemplos: “Vou limpar seu nariz.”; “Vamos trocar a sua fralda.” ou “Vamos fazer uma rodinha?”.

(EI01CG03)

(EI01CG04)

(EI02CG03)

CONSCIENTIZAR-SE CORPORALMENTE.

- Realizar deslocamentos por meio da possibilidade constante de se arrastar, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.;

- dançar quando ouve uma música, quando vê um adulto ou outra criança dançando;

- participar de brincadeiras cantadas em que são nomeadas e tocadas partes de seu corpo;

- identificar partes de seu corpo na imitação de gestos de adultos e outras crianças;

- identificar necessidades corporais, como sede, sono e fome, demonstrando-as pelo choro, balbucio, apontando ou por meio de movimentos corporais;

- compreender e auxiliar nas ações de higiene corporais, como lavar o rosto e as mãos, trocar fraldas, vestir ou retirar as roupas etc.;

- estimar se é capaz de alcançar determinado objeto antes de saltar.

- Realizar, sistematicamente, rodas de dança e de música.

- Promover a ampliação do repertório musical e de brincadeiras das crianças.

- Explorar o acervo cultural da literatura oral, como: parlendas, quadrinhas, trava-línguas, sempre estimulando as crianças a criarem gestos e movimentos.

- Promover brincadeiras de imitação em frente a um espelho.

- Elogiar a criança, salientando suas características físicas, intelectuais e sociais e auxiliando-a a se conhecer e se valorizar.

- Dialogar com as crianças em todos os momentos de atividades de vida diária, esclarecendo cada ação que está sendo realizada com elas.

- Auxiliar as crianças a observarem seu corpo e o espaço que ocupam, bem como o corpo e o espaço das demais crianças.

- Utilizar, no cotidiano educacional, as oportunidades para desenvolvimento da autonomia física das crianças, como brincadeiras no parquinho, deslocamentos dentro da instituição, atividades em espaços abertos etc..

- Promover experiências para que as crianças, progressivamente, tomem consciência de seu corpo, seus movimentos, sua força, buscando adequar seus movimentos, posições e atitudes a cada circunstância dentro da rotina educativa.

- Garantir equilíbrio, dentro da rotina educativa, entre as atividades que exigem maior controle corporal em espaços fechados e aquelas nas quais as crianças possam correr e pular em espaços amplos e abertos.

(EI02CG01)

PRODUZIR EXPRESSÕES ARTÍSTICAS/

ESTÉTICAS POR MEIO DO CORPO.

- Expressar desejos, desagrados, necessidades, sentimentos, emoções, preferências e vontades;

- expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e palavras;

- participar de jogos e brincadeiras, aprendendo os movimentos e a sequência das ações;

- participar de brincadeiras de “faz de conta”, interagindo no tema acordado;

- imitar gestos de personagens de histórias ou atores da televisão/teatro.

- Promover brincadeiras corporais, como corre cutia, amarelinha, a galinha e os pintinhos e tantas outras.

- Realizar, sistematicamente, rodas de dança e de música.

- Organizar condições para que as crianças brinquem de “faz de conta”.

- Promover, sistematicamente, experiências de expressão corporal pelas crianças, usando o espelho.

- Filmar experiências estéticas de expressão corporal pelas crianças e promover apreciação coletiva das filmagens.

- Realizar registros fotográficos das experiências estéticas de expressão corporal pelas crianças e produzir mostras para a comunidade escolar.

- Organizar condições para que as crianças brinquem de imitar animais, profissões, sensações etc..

(EI02CG02)

(EI02CG03)

ORGANIZAR-SE NO TEMPO E NO ESPAÇO.

- Demonstrar atenção para com os acontecimentos a sua volta;

- deslocar-se pela instituição educativa, identificando seus diversos espaços;

- identificar percursos, deslocamentos, trajetos, destinos;

- identificar os lugares da sala em que objetos pessoais e coletivos são colocados;

- participar de brincadeiras, como “chicotinho queimado” ou “macaco disse”, seguindo as ordens corretamente.

- Promover brincadeiras que demandem controle corporal como estátua, “Morto-vivo” e brincadeiras cantadas dentre outras.

- Organizar brincadeiras com orientações de localização e posicionamento, como “caça ao tesouro”, “chicotinho queimado” e outras.

- Promover, sistematicamente, brincadeiras da cultura que envolvam movimentos corporais, como brincadeiras de roda, “pega-pega”, “esconde-esconde” e outras.

- Realizar jogos de atenção e observação como a mudança de lugar de objetos ou pessoas, para ver se as crianças percebem.

- Organizar circuitos/caminhos com diferentes obstáculos e objetos para as crianças percorrerem.

- Permitir que as crianças busquem e guardem objetos em locais previamente combinados rotineiramente.

Campo de experiência - TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Objetivo de Aprendizagem BNCC/ Habilidade Proposição Curricular da EI

Possíveis Manifestações

Ações/Mediações/Estimulações sugeridas

(EI01TS01)

(EI01TS03)

(EI02TS03)

RELACIONAR-SE COM DIFERENTES FONTES SONORAS.

- Mover a cabeça ou o corpo na direção de um som produzido;

- responder com movimentos corporais, associados à escuta de alguma sonoridade ou música, a variação de sons curtos e longos, sendo impactados nesses contrastes;

- imitar o adulto nas brincadeiras sonoras com a boca, bater palmas e pés, estalar dedos etc.;

- manifestar emoções correlatas aos tipos de caráter expressivo das músicas: suspense, alegria, tristeza, entre outros, na apreciação ativa de canções, histórias infantis e instrumentais, jogos e brincadeiras musicais, nas improvisações vocais, corporais e instrumentais dos(as) professores;

- realizar movimentos corporais lentos e rápidos, associados à variação de sons curtos e longos na escuta de algum som ou música;

- relacionar objetos e instrumentos aos sons por eles produzidos;

- manipular e explorar instrumentos que produzem sons curtos (ex.: claves) e longos (ex.: pratos);

- imitar sons de animais e objetos do cotidiano nas canções, nas obras instrumentais, nas histórias cantadas e sonorizadas e nas improvisações e performances vocais, corporais e instrumentais dos(as) professores;

- ouvir, reconhecer e discriminar o som e o silêncio no tempo e no espaço, nas canções, obras e brincadeiras musicais.

- Ajudar os bebês e as crianças a sentirem, vivenciarem e consolidarem o seu ritmo - manifestado em seus movimentos corporais, em seus balbucios e cantos imitativos ou criativos e em suas explorações e manipulações de instrumentos musicais.

- Oferecer aos bebês e às crianças instrumentos musicais que tenham possibilidade de produzir sons fortes e fracos nas suas explorações e manipulações instrumentais.

- Estimular a gestualidade dos bebês e das crianças associada à sonoridade como uma possibilidade de “grafia”, por meio da experimentação de gestos apreciados e vivenciados no tempo e no espaço.

- Ofertar aos bebês e às crianças canções, jogos e brincadeiras musicais, sensibilizando-os para a presença de regularidade e de irregularidade rítmica.

- Contar ou ler histórias, acompanhadas por sons diversos que enfatizem o caráter expressivo de cada momento da narrativa.

- Imitar animais e personagens por meio de sons e gestos.

- Estimular e valorizar as expressões de ritmo livre e impulsos rítmicos momentâneos mais voltados para a expressividade gestual do que para o ritmo regular.

- Destacar características e as qualidades musicais (forte e fraco, lento e rápido, grave e agudo, curto e longo) nas apreciações de canções e obras musicais.

(EI01TS01)

(EI02TS01)

(EI02TS02)

DESENVOLVER AUTOESTIMA POSITIVA

- Demonstrar satisfação em explorar os sons produzidos pelo próprio corpo.

- demonstrar agrado ao interagir com os adultos nas brincadeiras sonoro musicais e corporais;

- participar de improvisações/ produções sonoro musicais com satisfação;

- demonstrar desenvoltura e satisfação com suas produções plásticas;

- demonstrar satisfação com suas produções/ improvisações sonoro musicais;

- expressar satisfação ao apresentar suas produções a outras crianças e adultos.

- Dialogar com as crianças, estimulando-as a falarem sobre suas produções.

- Valorizar e estimular as produções de cada uma das crianças, destacando, objetivamente, cada uma de suas conquistas.

(EI01TS02)

RELACIONAR-SE COM DIFERENTES MATERIAIS GRÁFICOS

- Manipular diferentes materiais que produzam marcas e diferentes suportes que acolham as marcas produzidas;

- demonstrar disponibilidade para experimentar diferentes suportes;

- produzir garatujas ou desenhos por meio de diferentes marcadores.

- Oferecer, cotidianamente, diferentes marcadores aos bebês e às crianças: lápis de diferentes espessuras, pincéis de diferentes materiais, carvão, cacos de tijolo, giz de quadro, giz de cera etc..

- Oferecer, cotidianamente, aos bebês e às crianças diferentes suportes para suas representações gráficas (papéis, tecidos, plásticos, terra, areia, o próprio corpo etc.) e em diferentes posições, como chão, parede etc..

(EI02TS02)

EXPRESSAR-SE POR MEIO DE

MANIFESTAÇÕES PLÁSTICAS.

- Dispor-se a novas experiências;

- misturar cores, materiais, texturas e formas em suas produções plásticas;

- produzir esculturas utilizando diferentes materiais - massa de modelar, argila, papel machê, biscuit etc.;

- construir instalações artísticas, utilizando materiais alternativos.

- Estimular as crianças a envolverem todo seu corpo nas experiências plásticas, por meio dos sentidos.

- Estimular as percepções espaciais (longe-perto, alto-baixo, grande-pequeno) em brincadeiras corporais, atividades de construções com caixas, tecidos, dentre outros, em momentos da rotina, para organização de materiais e da sala de atividades.

- Organizar produções gráficas coletivas como grandes murais e painéis em que as crianças interajam com as produções umas das outras.

- Realizar pequenas mostras entre as próprias crianças, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e significados a partir das produções realizadas.

- Apresentar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, para que as crianças analisem os materiais que foram usados e a intenção expressiva do artista.

- Realizar apreciação coletiva de obras produzidas por artistas e pelas crianças, estimulando a apropriação por meio dos diversos sentidos.

(EI02TS01)

EXPRESSAR-SE POR MEIO DE SONS E MELODIAS.

- Demonstrar envolvimento com os sons e o silêncio na improvisação, em tempo real, e nas performances com a voz; expressão vocal, corporal e instrumental;

- imitar sons de animais e objetos do cotidiano nas canções, nas obras instrumentais, nas histórias cantadas e sonorizadas e nas improvisações e performances vocais, corporais e instrumentais dos(as) professores(as);

- apreciar melodias através do canto e improvisações dos(as) professores(as) e de histórias cantadas com estruturas melódicas diversas.

- Contar ou ler histórias acompanhadas por sons diversos que enfatizem o caráter expressivo de cada momento da narrativa.

- Associar personagens das histórias a diversificados sons.

- Estimular a expressividade por meio de vivências intuitivas, através do canto e do movimento.

- Estimular as crianças a improvisarem expressões sonoras e musicais, destacando suas conquistas e realizações.

- Observar as experiências de improvisação/produção sonoro musicais que despertam maior interesse e prazer nas crianças, potencializando-as.

Campo de experiência - ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Objetivo de Aprendizagem BNCC/ Habilidade Proposição Curricular da EI

Possíveis Manifestações

Ações/Mediações/Estimulações sugeridas

(EI01EF01)

(EI02EF01)

COMPREENDER E SE FAZER COMPREENDIDO POR MEIO DA LINGUAGEM. ORAL/ LINGUAGEM DE SINAIS.

- Mover a cabeça na direção da pessoa que o(a) chamou;

- olhar e/ou apontar para a pessoa quando seu nome for falado;

- identificar a mãe, o pai, outros familiares, o(a) professor(a) e outros profissionais, olhando para a pessoa quando seu nome for mencionado;

- locomover-se na direção do adulto quando chamado pelo nome;

- ampliar, progressivamente, seu vocabulário para expressar sentimentos, desejos, necessidades etc..

- Falar, sistematicamente, para a criança o seu próprio nome e os nomes das demais crianças.

- Nomear os bebês e as crianças em frente ao espelho, para que possam ver sua própria imagem e ouvir seu nome.

- Promover variadas atividades em que as crianças ouçam seu próprio nome e os nomes dos colegas, como músicas, reconhecimento de fotos, organização dos pertences etc..

- Garantir igual atenção a todas as crianças, indiscriminadamente.

- Conversar com as crianças, auxiliando-as a compreenderem o que sentem e desejam, para se expressarem por palavras.

- Promover rodas de conversa, auxiliando as crianças a interagirem umas com as outras por meio do diálogo.

- Estimular as crianças a desenvolverem a empatia, de modo a prestarem atenção nas necessidades, nos desejos e nos sentimentos umas das outras.

- Auxiliar as crianças a ampliarem, progressivamente, sua capacidade de prestarem atenção nas falas umas das outras.

- Mediar as falas das crianças, auxiliando-as a torná-las, progressivamente, mais claras e compreensíveis.

(EI01EF01)

(EI02EF01)

(EI02EF04)

DESENVOLVER AUTOESTIMA POSITIVA.

- Balbuciar, interagindo com um adulto ou outra criança;

- realizar movimentos corporais e/ou gestos propostos pelos adultos;

- demonstrar prazer em ser chamado pelo nome próprio;

- demonstrar prazer ao compartilhar atividades com outras crianças e adultos;

- localizar fotos de seu rosto espalhadas pela sala de atividades;

- apontar para si mesmo, quando perguntam onde ele está;

- expressar desejos, desagrados, necessidades, sentimentos, emoções, preferências e vontades;

- demonstrar confiança ao manifestar sua opinião sobre as histórias.

- Chamar cada criança pelo seu nome, diversas vezes durante o dia.

- Não usar apelidos para identificar os bebês e crianças, mesmo que seja com intenção carinhosa;

- disponibilizar, na sala de atividades, fotos das crianças e identificar os materiais pessoais com seus respectivos nomes.

(EI01EF02)

(EI01EF03)

(EI01EF05)

(EI01EF06)

(EI01EF08)

(EI02EF02)

(EI02EF03)

(EI02EF05)

(EI02EF06)

(EI02EF08)

DESENVOLVER/ AMPLIAR SUAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS.

- Inclinar o corpo, abrir os braços na direção de uma pessoa, demonstrando seu interesse e desejo;

- apontar objetos e/ou pessoas demonstrando seu interesse e desejo;

- deslocar-se para o local da rodinha quando percebe que o adulto fará a leitura de um texto;

- manifestar satisfação durante e após a leitura de textos literários;

- fazer movimentos com o corpo e com as mãos acompanhando ritmos alternados da fala do adulto durante a leitura de um texto literário;

- balançar o corpo e a cabeça enquanto acompanha o ritmo de uma música;

- imitar gestos e movimentos relacionados a uma determinada música que o adulto canta para ele;

- assistir à contação ou à leitura de histórias, ampliando, progressivamente, seu tempo de concentração;

- imitar gestos, expressões, entonações, movimentos de alguns personagens de histórias;

- imitar a postura corporal, as entonações e o gestual dos adultos que leem os livros e demais materiais escritos;

- interagir com expressões faciais, gestos e tons de voz produzidos pelo adulto, compreendendo seu significado;

- diferenciar materiais para leitura de materiais que não são de leitura;

- participar de eventos de leitura em sala e em outros ambientes da instituição educativa;

- participar de músicas, brincadeiras de rimas e aliterações, ampliando progressivamente sua capacidade de identificá-las;

- inventar rimas e aliterações em brincadeiras coletivas;

- recontar histórias ou acontecimentos com apoio de livros ou de outros materiais;

- organizar, oralmente, a sequência de acontecimentos de determinado fato, história, filme etc..

- Estimular os bebês e as crianças a identificarem diferentes ritmos, seguindo-os com movimentos do corpo.

- Realizar, cotidianamente, rodas de música e/ ou de histórias.

- Cantar para as crianças, em diversos momentos, durante a rotina diária.

- Organizar cantinhos de leitura, no berçário e nas demais salas, com materiais ricos, diversificados, de boa qualidade e adequados para cada faixa etária.

- Apontar as ilustrações dos livros e das revistas, nomeando-as para os bebês e as crianças.

- Promover momentos para livre apreciação de livros e outros materiais escritos pelos bebês e pelas crianças.

- Mediar o manuseio pelos bebês e pelas crianças de livros, revistas e outros materiais escritos.

- Conversar, sistematicamente, com os bebês e as crianças, narrando as ações que realizam e acompanhando-as com gestos e movimentos corporais;

- Responder aos gestos, movimentos corporais e balbucios dos bebês, dando significado a eles.

- Fazer gestos e movimentos corporais para nomear e identificar pessoas e objetos.

- Tornar os momentos de leitura de histórias e outros textos literários agradáveis e aconchegantes.

- Enriquecer os momentos de música e histórias com fantoches, dedoches e demais objetos, adereços, diferentes vozes e entonações.

- Realizar ações leitoras, manuseando agendas, livros, blocos de anotação e outros, junto às crianças.

- Garantir momentos para que as crianças possam escolher livremente os livros para manusear, apropriando-se destes.

- Organizar momentos para que as crianças contem histórias em roda, usando o livro como apoio à memória.

- Explorar, amplamente, com as crianças, a capa, a contracapa, a sinopse, a folha de rosto e demais elementos dos livros.

- Possibilitar a ampliação de repertórios pelas crianças, garantindo-lhes oportunidades para assistirem a filmes, peças teatrais etc..

- Promover a criação coletiva de histórias pelas crianças.

- Registrar, por escrito, as histórias criadas oralmente pelas crianças.

- Realizar gravações de áudio e filmagens de conversas, brincadeiras e falas das crianças em que aparecem rimas e aliterações, para escuta posterior por toda a turma.

(EI01EF03)

(EI01EF04)

(EI01EF07)

(EI01EF09)

(EI02EF09)

APRESENTAR COMPORTAMENTOS LETRADOS.

- Manusear livros e revistas autonomamente;

- identificar, nos livros, personagens citados pelo adulto, apontando-os;

- identificar livros literários;

- acompanhar músicas que são cantadas durante a leitura/ contação de histórias com palmas e/ou com o corpo;

- apontar para elementos das ilustrações nomeados pelo adulto;

- manusear, adequadamente e de maneira distinta - livros, revistas, celulares, tablets e outros;

- realizar o gestual típico de leitura (abrir o livro, passar as páginas, imitar a leitura em voz alta etc.);

- identificar e interagir com recursos dos livros como: abas, alças para movimentar os personagens, livros com recursos sonoros, livros com diferentes texturas e outros;

- participar de situações de leitura realizada pelo adulto por meio de diferentes suportes textuais;



- memorizar e recitar parlendas, trava-línguas e poesias identificando as rimas e aliterações;

- explorar as características físicas dos portadores de texto;

- identificar os objetos que servem para escrita;

- identificar e nomear adequadamente marcadores, como lápis, giz de cera, canetinha etc.;

- manipular diferentes suportes para registro gráfico (papel, papelão, tela, parede, piso de cimento, areia), adequando a força e a pressão de acordo com cada um.

- Ler, sistematicamente, livros literários, indicando o texto verbal e as ilustrações, diferenciando-os.

- Ler, cotidianamente, diferentes gêneros textuais para as crianças, como: bilhetes, narrativas, poesias, convites, pequenas notícias.

- Mediar o manuseio de livros e revistas pelos bebês e pelas crianças.

- Explorar, amplamente, as ilustrações dos livros e demais materiais gráficos (cartazes, folhetos etc.) que apresentam às crianças;

- Nomear todos os elementos das ilustrações dos livros e demais materiais gráficos (cartazes, folhetos etc.) que se apresentam às crianças.

- Apresentar diferentes objetos que sejam suporte para a leitura: cartazes, panfletos, livros, revistas, murais, jornais, tablets, celulares e outros, demonstrando como manusear cada um deles.

- Realizar ações leitoras, manuseando agendas, livros, blocos de anotação e outros junto às crianças.

- Narrar seus movimentos e ações, explicando-os às crianças, à medida que manipulam diferentes suportes textuais.

- Realizar, sistematicamente, brincadeiras com rimas e aliterações, a partir de músicas e poesias.

- Garantir experiências cotidianas com textos da tradição oral: quadrinhas, parlendas, trava-línguas, trovas etc..

- Organizar, sistematicamente, os espaços de leitura com diversificados suportes e gêneros textuais.

- Organizar, sistematicamente, atividades com diferentes materiais para escrita (papel, papelão, areia, quadro branco, quadro de giz, paredes etc.) e diferentes marcadores (lápis, giz de cera, giz, carvão, cacos de telha, tinta etc.).

- Nomear a função e o uso da escrita nas diversas situações cotidianas, como: mensagens digitais, comunicação à distância por meio de bilhetes e convites; apoio à memória por meio de registros escritos, listas, anotações etc..

- Nomear para as crianças as funções sociais de diferentes gêneros textuais ao apresentá-los.

- Produzir, coletivamente, com as crianças, textos de diferentes gêneros, de acordo com cada situação discursiva.

- Produzir listas e/ou tabelas dos livros preferidos da turma.

- Organizar, diariamente, a rotina de atividades com as crianças, garantindo seu registro escrito.

- Realizar, diariamente, a chamada das crianças, por meio de material escrito.

- Diversificar os ambientes da instituição educativa (sala, pátio, parquinho e outros), de acordo com os materiais para escrita proposta.

(EI01EF07)

DESCENTRAR O PENSAMENTO.

- Compartilhar espaço, materiais, brinquedos e pessoas.

- Estimular os bebês e as crianças a dividirem os materiais, usando-os em duplas, pequenos grupos ou alternando seu manuseio.

(EI02EF01)

CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DAS INTERAÇÕES.

- Ouvir os adultos e colegas com atenção.

- Conversar com as crianças, auxiliando-as a compreenderem o que sentem e desejam, para se expressarem por palavras.

- Promover rodas de conversa, auxiliando as crianças a interagirem umas com as outras pelo diálogo.

- Estimular as crianças a desenvolverem a empatia, de modo a prestarem atenção nas necessidades, nos desejos e nos sentimentos umas das outras e dos adultos.

Campo de experiência - ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.

Objetivo de Aprendizagem BNCC/ Habilidade Proposição Curricular da EI

Possíveis Manifestações

Ações/Mediações/Estimulações sugeridas

(EI01ET01)

(EI01ET02)

(EI01ET05)

(EI02ET01)

EXPLORAR ATRIBUTOS FÍSICOS DE OBJETOS E DO AMBIENTE.

- Apresentar progressiva percepção visual e tátil identificando características em objetos que antes não identificavam;

- apropriar-se de vocabulário específico a respeito de características físicas dos objetos e brinquedos;

- explorar o formato, tamanho e características dos materiais com os quais têm contato;

- explorar e comparar objetos de tamanhos e formatos diferentes relacionando-os com sua capacidade;

- comparar objetos e brinquedos a partir de um determinado atributo;

- nomear atributos físicos de objetos e brinquedos relacionados a peso, tamanho, forma, cor etc.;

- listar características físicas de objetos e brinquedos para escrita pelos(as) professores(as);

- identificar sabores doce, amargo, salgado e azedo a partir dos alimentos provados;

- comparar temperaturas de objetos metálicos, plásticos e de madeira, por meio do tato.

- Selecionar mordedores e brinquedos de diversos materiais (tecido, borracha, plástico, madeira, papel) para manipulação dos bebês.

- Selecionar objetos de diferentes materiais para manipulação pelas crianças, identificando sua temperatura por meio do tato.

- Organizar, com as crianças, as caixas de brinquedos, classificando-os como: legos, blocos, bonecas, ferramentas, bichinhos etc..

- Utilizar materiais de diferentes texturas, como o tapete de sensações, almofadas de diferentes tecidos etc..

- Oferecer diferentes suportes para pintura como tecidos, papelão, madeira, plástico e tela.

- Estimular a exploração de recipientes de diferentes tamanhos, utilizando água ou objetos para as crianças experimentarem relações de volume ou capacidade.

- Selecionar vários exemplares de um mesmo objeto feito em tamanhos e materiais diferentes.

- Brincar de tirar os tênis das crianças para que, depois, elas encontrem os pares certos.

- Solicitar às crianças que encontrem um brinquedo igual ao que estão segurando na mão, em meio a um conjunto de brinquedos que estão no centro da rodinha.

- Estimular as crianças a encontrarem similaridades e diferenças entre dois objetos a exemplo do “Jogo dos 7 erros”.

- Oportunizar jogos investigativos como “Detetive”, para elas descreverem objetos dentro de uma caixa, utilizando apenas o tato.

- Organizar oficinas culinárias, envolvendo experimentos com odor, temperatura e degustação de alimentos, enquanto as crianças estão com os olhos vendados.

- Realizar a mistura de ingredientes para fazer massa de modelagem, bolo, suco ou outras receitas.

(EI01ET02)

(EI01ET03)

(EI02ET04)

(EI02ET06)

ORGANIZAR-SE NO TEMPO E NO ESPAÇO.

- Compreender e seguir comandos das(os) professoras(es) relativos às relações espaciais, como: embaixo, em cima, entre uma coisa e outra, perto, longe etc.;

- organizar-se temporalmente, a partir da rotina visual diária, na sala;

- modelar sua ação corporal de acordo com comandos, como depressa, devagar etc.;

- demonstrar acuidade visual e tátil para encontrar objetos com a mesma característica em meio aos outros;

- explorar características físicas de objetos e brinquedos, nomeando-as;

- fazer e desfazer a mesma ação diversas vezes buscando compreender a reversibilidade;

- identificar o local de cada objeto dentro da sala de atividades;

- identificar espaços específicos para certas atividades, como o tapete para o momento da história, as almofadas para a rodinha etc.;

- manifestar-se, quando perceber a ausência de algum objeto ou móvel da sala;

- apropriar-se de vocabulário específico como os advérbios de tempo e lugar;

- utilizar, adequadamente, vocabulário relacionado à passagem do tempo;

- demonstrar interesse em compreender o mecanismo de contagem e registro de horas feito pelo relógio.

- Reorganizar, coletivamente, a sala de atividades e os objetos de uso das crianças, permitindo o acesso e uma melhor disposição dos materiais;

- Promover oportunidades para os bebês engatinharem, posicionando objetos estrategicamente, de modo a estimulá-los em seus deslocamentos.

- Criar oportunidades para que as crianças circulem livremente pelos espaços, explorando-os;

- Brincar, orientando as crianças a coordenarem seus movimentos corporais de acordo com o ritmo de uma música ou de palmas etc..

- Organizar caminhadas pelos espaços da instituição educativa e seus arredores.

- Apontar e nomear para as crianças os locais em que ficam os objetos pessoais e coletivos da casa/turma;

- Retirar e substituir objetos e mobiliário na casa/sala, estimulando as crianças a observarem o que está diferente.

- Propor brincadeiras como “macaco disse” ou “chicotinho queimado”, em que o adulto ou uma criança dá orientações orais para o deslocamento dos demais (para frente, para trás, para a esquerda, para a direita etc..)

- Propor jogos como “esconde-esconde” ou “caça ao tesouro”, usando espaços da casa/escola.

- Construir e usar, diversas vezes ao dia, o quadro de rotina com sucessão encadeada de ações representadas por desenhos e pela escrita.

- Utilizar de momentos da rotina, como a hora de recolher os brinquedos, nomeando as ações de colocar dentro ou fora, embaixo, acima etc..

- utilizar-se do calendário linear, para que as crianças possam se apropriar do registro do passar dos dias.

(EI01ET06)

(EI02ET02)

(EI02ET05)

(EI02ET07)

(EI02ET08)

DESENVOLVER/ AMPLIAR SUAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS.

- Coordenar movimentos corporais com diferentes velocidades e andamento de músicas;

- andar, correr, saltar em diferentes velocidades;

- identificar diferentes ritmos musicais e coordenar movimentos corporais de acordo com cada um;

- modular o tom de voz de acordo com o contexto e orientações dos professores;

- ampliar o vocabulário específico a respeito das discussões oportunizadas;

- elaborar hipóteses acerca de fenômenos naturais com os quais interagem;

- identificar, espontaneamente, fenômenos naturais;

- apresentar ampliação de sua capacidade de observação e de descrição, usando linguagem verbal;

- concentrar-se no atributo determinado para seleção dos objetos/brinquedos;

- identificar o atributo estabelecido nos objetos/brinquedos disponíveis;

- usar vocabulário adequado de acordo com o(s) atributo(s) em destaque;

- apropriar-se da contagem de memória, mesmo que ainda tenha equívocos na ordem dos números;

- realizar a relação um a um ao fazer a contagem oral;

- atentar-se para não deixar nenhum elemento sem ser contado ou contar o mesmo elemento duas vezes;

- reconhecer e nomear alguns números.

- Planejar brincadeiras em que as crianças devem realizar movimentos seguindo diferentes ritmos musicais.

- Realizar brincadeiras corporais coordenadas por palmas, estalar dos dedos, batidas dos pés, em diferentes velocidades.

- Organizar circuitos e/ou brincadeiras em diferentes espaços utilizando materiais e obstáculos variados como túnel, corda, bambolê, balanço, bola etc..

- Propor experimentos com água e refração da luz para reprodução do fenômeno do arco-íris.

- Organizar, coletivamente, caixas temáticas com objetos doados pelos familiares ou brinquedos para classificação e uso no “Faz de conta”;

- Organizar experiências para observação e registro, por meio de desenho das crianças, da incidência de luz e sombra em diferentes espaços da instituição educativa.

- Auxiliar as crianças a observarem as mudanças da sombra no decorrer das horas, a partir da mudança de posição do sol ou de luz artificial.

- Estimular as crianças a usarem os advérbios temporais como: ontem, hoje, amanhã, antes, depois etc., mesmo que elas ainda possam se confundir em seu uso.

- Estimular as crianças a criarem hipóteses sobre fenômenos naturais como o vento, a chuva, o calor, o frio etc..

- Planejar brincadeiras para seleção e classificação de objetos e brinquedos de acordo com determinado critério.

- Propor situações-problema para seleção de objetos, de acordo com um atributo previamente solicitado.

- Aproveitar situações cotidianas de distribuição de materiais/objetos para contagem – tanto das crianças quanto dos objetos –, identificando quantidades.

- Estimular e propiciar contagens das crianças durante uma roda de conversa.

(EI02ET03)

ATUAR EM GRUPO.

- Realizar ações de autocuidado e cuidado com o ambiente de maneira autônoma;

- demonstrar cuidado com os colegas e atitudes de solidariedade no convívio cotidiano;

- participar das ações de cuidado de plantas e pequenos animais (quando houver).

- Estimular as crianças a cuidarem de si mesmas e dos colegas, bem como do ambiente da sala de atividades.

- Planejar, com as famílias, oportunidades para que cada animal de estimação das crianças possa visitar a turma e ser apresentado por elas.

- Organizar canteiros, horta, plantio de flores, aquário, formigueiro ou outros, envolvendo as crianças e seus familiares.

(EI02EF07)

APRESENTAR COMPORTAMENTOS LETRADOS.

- Reconhecer e nomear alguns números;

- registrar números em situações contextualizadas, da maneira como conseguir.

- Estimular o desenho da figura humana em tamanho natural, usando medidas não convencionais para realizar medições.

- Apresentar para as crianças alguns instrumentos de medição convencionais e seus usos.

- Criar um “Painel”, registrando o crescimento das crianças, ao longo do ano, por meio de linhas ou barbantes.

- Utilizar copos graduados para medidas, ao realizarem receitas culinárias com as crianças.
Esse website utiliza cookies. Ao utilizar o site, você concorda em armazenar cookies no seu computador. Além disso, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Privacidade. Se você não concorda, saia do site.Mais informações sobre cookies
  • 5_acoes_mediacoes_e_estimulacoes_para_o_desenvolvimento_e_a_aquisicao_de_aprendizagens_das_criancas_de_0_a_3_anos.txt
  • Última modificação: 09/06/2021 09:43
  • por bruno