A Secretaria Municipal de Educação agradece à Universidade Federal de Minas Gerais pela contribuição na construção de conhecimentos e no envolvimento formativo com os(as) professo-res(as) da Rede Municipal de Educação durante o processo de produção desta obra. É incontestá-vel o esforço que essa instituição realizou, e ainda realiza, ao preservar o seu compromisso com a sociedade na produção de saberes indispensáveis para a formação humana, crítica e cidadã.
Ao Prefeito Alexandre Kalil e sua equipe, agradecemos o respeito com nossos(as) professo-res(as), estudantes e suas famílias no contexto difícil que temos vivenciado em tempos de pande-mia, sempre colocando a proteção à vida e o cuidado com o ser humano como ações prioritárias.
Agradecemos às escolas municipais, que se organizaram coletivamente e dedicaram seu tempo de trabalho para realizar a leitura desta obra e colaborar, generosamente, com a escrita dos textos, a fim de retratar, com respeito, a realidade enfrentada por cada unidade escolar no período de isolamento social.
Agradecemos, também, aos(às) professores(as) e profissionais da Rede Municipal de Edu-cação que participaram das formações, grupos de trabalho e estudos, que foram realizados com vista a intercambiar saberes e fazeres docentes em tempos de pandemia.
Aos estudantes e suas famílias, agradecemos a confiança que foi depositada no trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas, seus(suas) professores(as) e profissionais da Educação, que não mediram esforços para reinventar suas práticas, com vista a acessar todos(as) que fazem parte da comunidade escolar. Participação, empenho e determinação são algumas das palavras que marcam as trajetórias dos(as) estudantes e suas famílias no “novo” diálogo em favor de apren-dizagens que, mais do que nunca, articulam família e escola.
Por meio da escuta atenta e cuidadosa das narrativas apresentadas nos encontros formati-vos e das manifestações, através de comentários e sugestões enviados pelas escolas, foi possível estruturar os conteúdos apresentados nesta obra, que, de fato, materializam as intencionalidades pedagógicas e respeitam a pluralidade de sujeitos, conhecimentos e processos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.
O estreitamento de laços de trabalho entre essas instituições possibilitou, especialmente durante a pandemia da Covid-19, ressignificar a profissão docente, à luz do contexto social pautado pelo “novo normal”; reconhecer o(a) estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem e reinventar a escola e as suas práticas pedagógicas, com foco nos conhecimentos que são es-senciais no momento que vivemos. Além disso, podemos dizer que o documento “Percursos Curri-culares e Trilhas de Aprendizagens para a Rede Municipal de Educação em tempos de pandemia” éfruto das trocas de experiências estabelecidas pelas escolas e suas comunidades; pelos(as) estudantes com seus(suas) colegas de turma e professores(as) e, ainda, pelos(as) professores(as) do ensino superior com os(as) professores(as) da educação básica, ao longo dos encontros de formação que foram desenvolvidos a fim de consolidar um trabalho pedagógico contextualizado no momento vivido.
Agradecemos, portanto, todos(as) os(as) profissionais envolvidos(as) na elaboração deste documento, que traz, em sua essência, um convite ao diálogo, à formação continuada e às intera-ções pedagógicas que, certamente, contribuirão na busca de novos caminhos, novos percursos, novas aprendizagens.